bloqueios diagnósticos

A IMPORTÂNCIA DOS BLOQUEIOS DIAGNÓSTICOS

Os “bloqueios diagnósticos” têm sido cada vez mais empregados na medicina intervencionista da dor, aumentando significativamente a precisão em descobrir a real fonte de dor do paciente.

QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES DO PROCEDIMENTO?

O bloqueio diagnóstico consiste na injeção de pequenas quantidades de anestésicos nas estruturas que o médico suspeita ser causa de dor. Caso o paciente apresente melhora após a infiltração, podemos ter certeza de que a dor realmente era originada daquela estrutura.

COMO SÃO FEITOS OS “BLOQUEIOS DIAGNÓSTICOS”?

Os bloqueios diagnósticos devem SEMPRE ser realizados guiados por algum método de imagem, para que possamos ter certeza que a infiltração seja realizada no local certo. Os principais métodos de imagem utilizados atualmente são a fluoroscopia (raio-x contínuo) e a ultrassonografia.

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS BLOQUEIOS DIAGNÓSTICOS?

Os bloqueios diagnósticos são parte fundamental do tratamento intervencionistas da dor. As estruturas que podem causar dor são inúmeras e, muitas vezes, o exame clínico e os exames de imagem falham em determinar a real origem da dor. É aí que entra o bloqueio diagnóstico, aumentando a precisão em estabelecer a real causa da dor.

Open chat