Cefaleia por uso excessivo de analgésicos

Cefaleia por uso excessivo de analgésicos

A cefaleia por abuso de analgésicos é o termo que usamos para pacientes que apresenta dores de cabeça por mais e 15 dias no mês, durante pelo menos 3 meses no ano e que é decorrente do uso abusivo de analgésicos.

Aproximadamente 1 a 2% da população geral apresentará esse tipo de dor de cabeça. Entre os pacientes que procuram centros especializados de dor de cabeça esse número chega a 50%.

Entende-se por uso excessivo de analgésicos a ingesta dos seguintes tipos de medicamentos durante pelo menos 10 dias no mês e pelo menos 3 meses no ano:

  • Triptanos
  • Ergotamínicos
  • Opioides
  • Analgésicos simples (ex.dipirona/paracetamol)
  • Anti-inflamatórios

Um estudo, publicado em 2004 mostrou quais analgésicos têm mais potencial em desenvolver a cefaleia por uso excessivo de medicamentos.

Tabela 1: Medicamentos mais associados à cefaleia por uso excessivo de analgésicos.

Aqui eu posso dizer que todo paciente com hérnia de disco precisa fazer uma boa fisioterapia. E outro ponto importante é que quem define o tipo de fisioterapia a ser realizada é o próprio fisioterapeuta. Escolha um bom fisioterapeuta, em especial o que cuidará somente de você durante a sessão.

O diagnóstico da cefaleia por uso excessivo de analgésicos é fundamentalmente clínico. O que isso significa? Significa que o problema não aparece nem em exames de sangue nem em exames de imagem como ressonâncias. O médico de avaliar as características das dores e eventuais achados no exame físico para fechar o diagnóstico.

A diminuição do uso dos analgésicos é obrigatória para o sucesso do tratamento desse tipo de dor de cabeça. Para isso podemos utilizar alguns tratamentos preventivos para a dor de cabeça de base (ex. Uso de topiramato em casos de enxaqueca) para que o paciente fique mais confiante na diminuição dos analgésicos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1–5
1. Olesen, J. Headache Classification Committee of the International Headache Society (IHS) The International Classification of Headache Disorders, 3rd edition. Cephalalgia 38, 1–211 (2018).
2. Diener, H. C. & Limmroth, V. Medication-overuse headache: A worldwide problem. Lancet Neurology 3, 475–483 (2004).
3. Bahra, A., Walsh, M., Menon, S. & Goadsby, P. J. Does Chronic Daily Headache Arise De Novo in Association With Regular Use of Analgesics? Headache J. Head Face Pain 43, 179–190 (2003).
4. Bigal, M. E. et al. Acute migraine medications and evolution from episodic to chronic migraine: A longitudinal population-based study. Headache 48, 1157–1168 (2008).
5. Dodick, D. & Freitag, F. Evidence-based understanding of medication-overuse headache: Clinical implications. Headache 46, (2006).

Open chat