Inicialmente o tratamento é realizado com alguns medicamentos específicos, em
especial anticonvulsivantes. Em 50 a 70% dos casos os medicamentos são suficientes
para o controle das dores do paciente.
Quando o tratamento medicamentoso não é suficiente, podemos utilizar os
tratamentos minimamente invasivos sendo o mais utilizado a radiofrequência do
trigêmeo.
A radiofrequência do nervo trigemeo consiste na aplicação de uma corrente elétrica no nervo trigêmeo, inativando–o. Uma agulha é colocada ao lado do nervo afetado, por dentro dessa agulha é colocado um eletrodo que, por sua vez, é ligado a um gerador de radiofrequência. É esse gerador que emitira as ondas de radiofrequência responsáveis pela inativação do nervo. O tratamento é feito sob sedação, sem cortes e o paciente tem alta no mesmo dia.
Não, a sedação a qual o paciente é submetido (ex. como uma endoscopia), garante o conforto do procedimento.
Este estudo publicado na revista médica “Neurosurgery” avaliou a eficácia do tratamento com a radiofrequência em pacientes com neuralgia do trigêmeo. O estudo avaliou 1600 pacientes com neuralgia do trigêmeo que não melhoravam com uso de medicamentos . Todos os pacientes foram submetidos ao procedimento de radiofrequência. Os resultados do estudo foram impressionantes e os autores concluíram que o procedimento é altamente eficaz, resultando em melhora das dores em 95% dos pacientes.
Av. Albert Einstein, 627 – 1° andar, Bloco A1, sala 117
São Paulo – SP
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 660
São Paulo – SP
As informações contidas no site não devem ser interpretadas como conduta médica. Todo e qualquer tratamento médico requer avaliação minuciosa e presencial.
Dr. André Marques Mansano @ 2021 • Todos os direitos reservados.