Os “bloqueios diagnósticos” têm sido cada vez mais empregados na medicina intervencionista da dor, aumentando significativamente a precisão em descobrir a real fonte de dor do paciente.
O bloqueio diagnóstico consiste na injeção de pequenas quantidades de anestésicos nas estruturas que o médico suspeita ser causa de dor. Caso o paciente apresente melhora após a infiltração, podemos ter certeza de que a dor realmente era originada daquela estrutura.
Os bloqueios diagnósticos devem SEMPRE ser realizados guiados por algum método de imagem, para que possamos ter certeza que a infiltração seja realizada no local certo. Os principais métodos de imagem utilizados atualmente são a fluoroscopia (raio-x contínuo) e a ultrassonografia.
Os bloqueios diagnósticos são parte fundamental do tratamento intervencionistas da dor. As estruturas que podem causar dor são inúmeras e, muitas vezes, o exame clínico e os exames de imagem falham em determinar a real origem da dor. É aí que entra o bloqueio diagnóstico, aumentando a precisão em estabelecer a real causa da dor.
Av. Albert Einstein, 627 – 1° andar, Bloco A1, sala 117
São Paulo – SP
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 660
São Paulo – SP
As informações contidas no site não devem ser interpretadas como conduta médica. Todo e qualquer tratamento médico requer avaliação minuciosa e presencial.
Dr. André Marques Mansano @ 2021 • Todos os direitos reservados.