O nervo pudendo é originado das raízes nervosas sacrais (parte mais baixa da coluna) e passa na região do períneo, inervando esse região.
A neuralgia do nervo pudendo é uma das principais causas de dor perineal. O paciente usualmente apresenta um quadro de dor que vai da região do ânus até o pênis (em homens) ou até o clitóris (em mulheres).
A dor pode ser superficial ou sentida em regiões mais profundas da região retal, vaginal ou mesmo na uretra, às vezes com a sensação de que um corpo estranho ocupa essas regiões.
A maioria dos pacientes que queixa de dor principalmente quando permanece sentado, o que reforça a hipótese de que a compressão do nervo seja a responsável pelo quadro clínico.
Outro ponto que reforça essa hipótese é o alívio da dor obtido quando paciente senta no vaso sanitário (a parte vasada do assento promove a liberação da compressão do nervo).
Outra característica comum é a piora da dor no decorrer do dia. Os pacientes não costumam acordar à noite devido à dor.
O bloqueio do nervo pudendo, guiado pelo ultrassom, raio-X ou tomografia confirma o diagnóstico.
A infiltração do nervo com corticosteroides ou a radiofrequência são boas opções de tratamento. É fundamental que a(o) paciente realize uma fisioterapia especializada em assoalho pélvico. Em casos mais raros a cirurgia de descompressão do nervo é necessária.
Av. Albert Einstein, 627 – 1° andar, Bloco A1, sala 117
São Paulo – SP
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 660
São Paulo – SP
As informações contidas no site não devem ser interpretadas como conduta médica. Todo e qualquer tratamento médico requer avaliação minuciosa e presencial.
Dr. André Marques Mansano @ 2021 • Todos os direitos reservados.